Gandarela no Brasil

Além da réplica do Shakespeare Globe Theatre original, de 1599, que será inaugurada em 2016, o projeto do Instituto Gandarela prevê a realização de várias iniciativas artísticas, culturais e educacionais por meio do Circuito Gandarela de Minas. As atividades acontecem, com patrocínio da Petrobras, em diferentes municípios do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais.


O Shakespeare Globe Theatre será edificado em uma área que terá ainda um complexo cultural, com pelo menos dois teatros - um com 1.500 e outro com 300 lugares -, uma escola, sala de ensaios, café e amplo jardim.


A réplica do teatro original ficará situada em Rio Acima, mas outras cidades brasileiras receberão as atividades relacionadas ao projeto. Uma delas é o Rio de Janeiro, que terá uma espécie de filial do teatro na zona portuária e receberá espetáculos participantes do festival Globe to Globe - que acontece em Londres e será realizado também no Brasil.


“Este projeto reconhece o quão universal é a obra de Shakespeare e como a sua linguagem pode dialogar com pessoas de diferentes formações, culturas e regiões”, avalia Neil Constable, CEO da instituição inglesa. “O Instituto Gandarela tem feito uma ligação entre o local e o global, algo que o Globe de Londres busca permanentemente”.


Brasilidade não falta ao Globe nacional. Apesar de ser uma réplica fiel do teatro construído na Inglaterra em 1599, com rigorosas regras de edificação, não faltarão elementos que trarão personalidade à versão brasileira.


A inauguração do teatro está prevista para 2016 - ano em que serão celebrados os 400 anos da morte do dramaturgo - mas uma programação permanente, voltada para a educação, produção e difusão cultural já está a pleno vapor.


Nomes como Barbara Heliodora (Teatro), Gabriel Vilella (Artes Cênicas), Eliane Costa (Cultura Digital) e Guto Muniz (Fotografia) já estão confirmados como coordenadores de núcleos temáticos de arte e educação ligados ao Shakespeare Globe Theatre brasileiro.


       

Chancela de apoio
The Shakespeare Globe Trust

   

Chancela de apoio
Governo de Minas

    Chancela de apoio
Prefeitura Rio Acima

 

 



Família de parceiros


UM PALCO BRASILEIRO PARA SHAKESPEARE

 

 

 

“Não queremos simplesmente construir mais um equipamento cultural no País. Queremos dinamizar a economia local, envolver a população, formar plateia e fomentar novos atores culturais”

Powered by Readyportal